top of page
  • Foto do escritorTieta Macau

ODE A BELA EQUATORIANA



Fortaleza – CE, 31 de março de 2020

A ilha. Ela fica do lado de lá, um pouco mais pra direita ou uma mais pra esquerda. Acho que é mais ao oriente do que ao ocidente. Ela é até mesmo um pouco mais à África e ao sul. Em cima da linha que marca o equador, no começo do hemisfério do sul… Na verdade bem ao meio da linha. Nem lá nem cá, entre câncer e capricórnio. Entre as águas. Entre.


Nunca havia pensado o quão entre era de onde venho. A ilha é também uma serpente, caudalosa, imensa, dada nó em si mesma. Em todos os aspectos, em todos os meios e entremeios eu sou filha da serpente, inclusive daquela que irrompe aos céus num arco-íris. Na ilha ele é o rei maior. Do lado de lá, no Daomé também. Quisera eu saber um pouco mais sobre a língua das cobras, mas em meio a ilha aprendi um pouco mais a falar a língua dos bois. Sotaques. Pindaré, baixada, costa de mão, matraca, da ilha, orquestra, zabumba, bumba boi bumbá meu boi! Bumba meu boi.


“Em cima do morro da areia eu avistei no meio o mar, banzeiro grande quebrando na proa…” quebra banzeiro e rola! “Rola, rola, maresia, rola se tu quer rolar, rola como as ondas rolam, rola eu no meio do mar.” Na linha. Em cima da linha. Equador. Equatoriana. Upaon Açu, a grande ilha, parente do rei sol, aquele mesmo que dançava e rodopiava em sapatilha. Upaon Açu, tão ao sul dos hemisférios, muito ao norte para ser sul e ainda assim é aparentada dos balés… teu nome não nega ilha! Bem sei que preferes serpente que Luís, bem sei que preferes Upaon do que São, tu és mesmo cria de São Sebastião? Aquele mouro perdido encantado na ilha dos lençóis? Ò filha de Ina, do touro encantado, reinado das águas, Athenas apenas brasileira!


Entre fouettés "o baixo tá no pé, fogo na canção toca a radiola essa magrinha é furacão ê ô", "sacode o rabo jacaré, sacode o rabo jacaré eu sou jacaré poiô" plié, demi-plié, "passarinho verde bateu asas pra voar, bate a asa e abre o bico…" Frappé, rond de jambe, lago dos cisnes? Não! "Maguinha do Sá Viana… rolinha saiu do bando bateu asas e voou. Xô rolinha! Fogo pagou." Adagio. Linhas, linhas, linhas que te marcam o meio, que meio te deixas. Serpente enrolada, sem começo ou fim. A tentativa do oroboro. Ilha. Do amor. Tesouro encantado. Upaon Açu.


78 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page